Tópico original:

Galaxy Book com Linux de fábrica?

(Tópico criado em: 05-07-2024 01:46 AM)
239 Exibições
CAV
Active Level 9
Opções
Informática

Encontrar notebooks com alguma distro Linux de fábrica é bastante complicado. Notebooks da Samsung, então? Piorou.

Mas parece que ela tem alguns.

Encontrei no site sul-coreano, atualmente disponíveis, 6 modelos diferentes e recentes, que não utilizam o Windows de fábrica:

Sem título.png

Fonte da imagem: Samsung KR

Descobri que até na Argentina, ela comercializou recentemente duas variantes do Galaxy Book3 com Linux: a NP750XFT-AB1AR e a NP750XFT-AB2AR.

Notebooks da Samsung com Linux de fábrica até não são novidade. Tanto é que no Brasil tivemos alguns Samsung Book com Linux, conforme comentei aqui.

Mas qual é a distro utilizada?

Seguindo o exemplo do nosso Samsung Book, é a versão console da Tiny Core.

linux.png

Fonte da imagem: Naver Blog

E parece que não é só Linux que a Samsung utiliza em alguns notebooks por lá. Alguns modelos mais antigos ainda embarcavam outro sistema operacional: o FreeDOS.

Na verdade, não está claro se a Samsung também utiliza o FreeDOS em alguns notebooks, pois nas minhas pesquisas, não encontrei nada que comprovasse o uso específico desse sistema, podendo ser basicamente uma simples designação para "Sistema Operacional Grátis" ainda se referindo ao Linux.

Vejo essa iniciativa como proposital, visando atingir um público que quer economizar um pouco, e instalar o Windows à parte, já que a Samsung sabe que a pessoa não vai utilizar um sistema em modo console.

O engraçado é que a Samsung é a única que faz isso, já que a concorrência, quando coloca alguma distro Linux, ao menos embarca alguma coisa com interface gráfica e que seja usável, embora ainda saibam que, no final das contas, o usuário vai acabar instalando o Windows. 

O que você acha dessa iniciativa da Samsung?

4 Comentários
talessouza
Active Level 7
Informática
Samsung realmente não foca um pedaço para vender notebooks com Linux, comparado com a concorrência. Deve ser um acordo fechado com os fabricantes de Chips ou com a Microsoft. Mas se quer um notebook bom com Linux olhe Dell ou Asus, mas remova o Linux de fábrica e coloque o que você mais usa.
CAV
Active Level 9
Informática

O pior é que, além da Samsung não focar em Linux, parece que fazer uma distro Linux funcionar nele pode ser um problema, como vários usuários já relataram aqui na Comunidade.

0 Kudos
talessouza
Active Level 7
Informática
Por isso é mais fácil você olhar a concorrência
0 Kudos
wowzzy
Active Level 8
Informática
Dava olhando aqui msm pessoal reclamando dos drivers.