Tópico original:

Problema no touchpad de um SamsungBook NP550XDA

(Tópico criado em: 12-13-2021 09:23 PM)
32742 Exibições
SiriusMiSt
Active Level 3
Opções
Informática

Já busquei suporte sobre este problema recorrente do touchpad neste notebook e me foi falado que "não é um problema recorrente e a Samsung desconhece a existência dele."
Como já existem inúmeros relatos do mesmo problema, quero saber o que a Samsung está fazendo pra resolver? Tentei pedir um driver alternativo para concertar este problema mas a atendente se recusou a me dar qualquer suporte neste quesito, solicitando apenas que eu envie para a assistência. Mandar na assistência só vai servir para voltar formatado e com os mesmos problemas.

Como se já não bastasse reclamações o suficiente, o problema é exatamente o mesmo. Falhas eventuais, quase que constantes no touchpad, cliques aleatórios, etc etc etc. É idêntico a tentar usar uma tela de celular com pingos de agua sobre ela, falha, clica, as vezes não reconhece, etc etc.

Logo que chegou eu atualizei pro Windows 11, então não sei se no 10 isso também acontece, mas algumas pessoas parecem relatar que o problema só ocorre depois de alguma atualização, por isso solicitei outras versões de drivers para fazer o teste, mas não obtive sucesso e no site também não é fornecido. Acontece no 10 também.

Abaixo apenas algumas outras reclamações para evitar novamente um "A Samsung desconhece o problema".

https://www.reclameaqui.com.br/samsung/problema-no-touchpad-do-notebook_UhlP3siriX4FK1g_/

https://www.reclameaqui.com.br/samsung/notebook-defeituoso-samsung-book-problema-no-touchpad_cEjUmdk...

https://www.reclameaqui.com.br/samsung/incompatibilidade-notebook-modelo-np550xda-kf1br_7IxBPdTxeTW2...

https://www.reclameaqui.com.br/samsung/notebook-fica-inutil-apos-as-atualizacoes-do-windows-update_8...

Atualização 1: Como eu disse no post. Voltou formatado e com o mesmo problema.

Atualização 2: Segunda assistência e voltou com o mesmo problema.

17/03/2022

Atualização 3: Voltou da terceira assistência e pelo que tudo indica está corrigido o problema, porém não aparece mais atualização para o Windows 11, vou atualizar pelo assistente e dou mais uma atualizada aqui depois.

"De acordo com a ordem de serviço, consta que foi feita a troca do teclado e o flat do touchpad"

18/03/2022

Não sei se tem a ver com o windows 11 pois ficou umas 12 horas normal, agora começou a dar um pouco de problema novamente.

29/04/2022

Cada dia pior, tentarei pela ultima vez falar com a Samsung.

07/2022

Busquei o Procon. Também não consegui a troca do produto, vai mais uma vez para a assistência, e depois vou ter que procurar a defensoria pública.

08/08/2022

Notebook está na assistência, me ligaram, falaram que não tinha peça pra trocar e que também não tinham um aparelho equivalente pra substituir, sim, isso mesmo, a Samsung disse que não tem aparelho disponível pra trocar, mas garanto que pra vender tem. Me ofereceram o valor de volta, o que não é interessante pra mim, então a princípio, recusei. Vou ter que ficar ligando lá pra perguntar se tem um aparelho disponível para troca.

Atendente não me deu nenhuma estimativa de ter ou não ter disponibilidade, não soube me falar também o que haveria caso acabasse a garantia e não tivesse um aparelho disponível.

15/08/2022

Aceitei o reembolso do valor, não era o que eu queria, mas cansei de buscar solução.

Vou deixar esse post ativo, caso alguém descubra uma solução ou qualquer coisa é só comentar que eu adiciono aqui pra ajudar alguém futuramente.

63 Comentários
SiriusMiSt
Active Level 3
Informática
É triste, e a resposta da Samsung é "não temos conhecimento do problema"
DFSC
Active Level 1
Informática

Peguei o NP550XDA-KF2BR há uns 2 meses e estou com o mesmo problema. Consegui melhorar 90% da instabilidade forçando a retirada, pelo Gerenciador de Dispositivos, do driver instalado automaticamente pelo Windows e colocando outra opção oferecida localmente, já que não encontrei driver para download. É tão genérico, que não apresenta qualquer informação em "Propriedades de Mouse".

Além da alteração de driver, fiz ajustes na velocidade do cursor e da sensibilidade.

Entrei em contato com eles, mas, como mencionado acima, ninguém sabe de nada. Estou com uma reclamação oficial aberta sobre isso com a Samsung e o Procon está como "mediador". A última atualização é que foi "repassado ao setor responsável".

SiriusMiSt
Active Level 3
Informática
Legal, me atualize sobre o caso, por favor.
0 Kudos
DFSC
Active Level 1
Informática

Atualização: como reclamei também sobre a falta de suporte do Samsung Update para esse modelo, me disseram que agora será normal alguns produtos atualizarem drivers exclusivamente pelo Windows Update. Talvez isso explique a atualização de BIOS que chegou pelo WU há alguns dias, o que achei estranho e não lembro de ter visto algo assim em outros fabricantes.

Sobre o touchpad: a solução deles foi me indicar alterar as opções de sensibilidade, coisa que eu já citei aqui como uma potencial ajuda. Ou seja: sem solução definitiva.

Já que fui surpreendido com a quase total abstenção de suporte de software por parte da Samsung, pedi que encaminhassem o meu relato aos responsáveis para que, talvez, disponibilizem algum driver específico para solucionar o problema de touchpad dessa linha.

Também encaminhei o link dessa página como um extra com a esperança que faça algum peso nas "análises". O que resta é aguardar novamente.

Adicional: caso queiram, usem o Consumidor.gov para abrir reclamação. Tem o site e aplicativo.

SiriusMiSt
Active Level 3
Informática
Eu fiz todo tipo de teste e alteração também, assim como alterar a sensibilidade, mas nada ajudou, estava inutilizável.
0 Kudos
DFSC
Active Level 1
Informática

Atualização final da Samsung: além de indicarem uma restauração de sistema, eles insistiram para eu dar meu jeito alterando configurações do touchpad porque eles não têm um driver específico. E me relembraram que certos produtos serão atualizados exclusivamente pelo Windows Update, independente de ser de uma linha recente.

Achei sensacional não terem um driver para o próprio produto.

Espero que resolvam o teu caso.

0 Kudos
SiriusMiSt
Active Level 3
Informática
Ou seja, não lhe ajudou em nada?
talesgouveia
Active Level 2
Informática

Qual foi o driver e qual o dispositivo que vc alterou no Gerenciador de Dispositivo?

0 Kudos
DFSC
Active Level 1
Informática

Fiz isso somente depois de tentar excluir/alterar o driver para forçar o Windows a instalar alguma outra versão automaticamente. Como não alterava nada e estava quase impossível usar o touchpad, fiz manualmente.
---

1 - GD -> Mouse -> Mouse compatível com HID -> Propriedades -> Driver -> Atualizar Driver -> Procurar Drivers -> Permitir escolher -> No meu, como só havia duas opções, alterei para Dispositivo HID.

1.1 - DEPOIS QUE FIZ ISSO, A LINHA "MOUSE E OUTROS..." SUMIU. O mouse foi para Dispositivos de Interface Humana -> Dispositivo compatível com HID.

2 - Para retornar a Linha "Mouse..." acessar GD -> Dispositivos de Interface Humana -> Dispositivo compatível com HID -> Propriedades -> Driver -> Atualizar Driver -> Procurar Drivers -> Permitir Escolher -> Mouse compatível com HID.
------

Também alterei a sensibilidade do toque do touchpad (alta) e a velocidade do cursor no Menu Iniciar (6/7), mas ainda estou tentando refinar esses ajustes enquanto eles não resolvem.

No Painel de controle -> Hardware e Sons -> Mouse -> Opções do Ponteiro -> Coloquei a velocidade no mínimo E mantive a velocidade 6/7 nas Configurações do Touchpad no Menu Iniciar.

Nesse momento estou de volta ao driver padrão - passo 2 - para teste. Obrigado, Samsung.

talesgouveia
Active Level 2
Informática

Samsung, não fizeram testes no touchpad antes de liberar a imagem com os softwares proprietários e o Sistema Operacional?

Fiz um novo teste. Criei uma maquina virtual com Windows 10 Home limpo, sem nenhum software da Samsung ou serviços de terceiros em execução.

O driver do touchpad foi recohecido de forma genérica como HID e também como Microsoft PS/2 Mouse , não foi necessário usar o Samsung Update.

O Touchpad FUNCIONOU normal, sem nenhum comportamento anômalo citado anteriormente.

Acredito que a imagem de SO utilizada pela Samsung para esse modelo está com problema de driver e/ou serviço em execução que conflita com o touchpad. 

Mesmo utilizando o Samsung Recovery, para restaurar a imagem de fabrica o problema esta presente.