Dougzz
Expert Level 5
Opções
Outros
Eai Members,

Hoje eu percebi que desde que iniciou a distribuição da One UI 6.1, tem havido uma onda de posts aqui na comunidade reclamando sobre a drenagem da bateria após instalar esse grande update, então vim falar um pouco sobre esse assunto e esclarecer de uma vez essa dúvida. Até porque né, acaba ficando chato o tempo todo só ver posts sobre isso no feed, fica repetitivo e acaba poluindo o feed.

image

Então vamos lá...

Após uma grande atualização de software, é comum notar que a bateria do seu celular descarrega mais rápido do que o normal. Esse fenômeno pode ser explicado, em grande parte, pelo processo de otimização inicial que ocorre nos primeiros dias após a atualização.

Otimização Inicial: O Que Você Precisa Saber

Quando um sistema operacional é atualizado, o dispositivo precisa realizar várias tarefas de otimização em segundo plano. Isso inclui:

Reindexação de Dados: O sistema reorganiza e reindexa arquivos e dados para garantir um desempenho eficiente com a nova versão do software.
Atualização de Aplicativos: Muitos aplicativos necessitam ser atualizados para serem compatíveis com a nova versão do sistema operacional, o que pode envolver a reinstalação de componentes e dados.
Ajustes de Configurações: O sistema realiza ajustes finos em várias configurações para otimizar a performance e a estabilidade do dispositivo.

image

Essas tarefas são intensivas em termos de recursos e, consequentemente, podem levar a um aumento temporário no consumo de bateria.É importante dar ao seu dispositivo alguns dias para concluir essas otimizações antes de avaliar o impacto real da atualização na duração da bateria.

Durante este período de readaptação, é recomendável:

1.Manter o Dispositivo Carregado: Mantenha seu celular carregado quando possível para evitar que a bateria se esgote completamente durante a fase de otimização.
2.Monitorar o Uso de Bateria: Use as ferramentas de monitoramento de bateria nas configurações do dispositivo para identificar quais aplicativos ou processos estão consumindo mais energia.
3.Ser Paciente: Entenda que essa fase é temporária e, geralmente, a duração da bateria retorna ao normal após alguns dias de uso regular.

image

Outros Fatores que Podem Afetar a Bateria

Além do processo de otimização inicial, outros fatores podem contribuir para uma maior drenagem de bateria após uma atualização, incluindo:

2.Bugs e Problemas de Compatibilidade.
3.Novos Recursos que Consomem Mais Energia.
4.Configurações Redefinidas.
5.Aplicativos Desatualizados.

Se a drenagem excessiva da bateria persistir após a fase de readaptação, considere verificar esses aspectos para mitigar o problema.
18 Comentários
ana_amelia
Active Level 10
Outros
Ótimo post! Tem muitos membros chegando agora com bastante dúvidas após atualizar para a One UI 6.1.

As vezes nem é culpa da atualização, é só o software reaprendendo os padrões, super normal.
Dougzz
Expert Level 5
Outros
Exatamente, e acaba sendo desgastante pra nós que interagimos aqui na comunidade ter que explicar o tempo todo uma dúvida que é sempre respondida no feed
ana_amelia
Active Level 10
Outros
Verdade! Acontece muito de ter a mesma dúvida 10 vezes seguidas.
isvelton_
Active Level 7
Outros
Essa fase temporaria ja tem quase 3 meses moço, tá pessimo kk🤡
Dougzz
Expert Level 5
Outros
Infelizmente alguns aparelhos estão sujeitos a problemas também depois da atualização, mas não significa que é a maioria e que é regra, por isso no final do post eu falo que se o problema persistir é bom analisar direitinho e buscar alternativas como fazer um reset por exemplo
Juary
Active Level 6
Outros
É normal a bateria ser mais demandada após atualizações. Isso deve seguir até o sistema entender o seu padrão de uso. Mas vale lembrar que diversos fatores estão em jogo, um deles a simples área de cobertura de sinal da sua operadora.

Para minimizar o uso da bateria, eu criei uma rotina baseada no meu uso. Espero que sirva para você. Segue abaixo um print mostrando como mantenho o meu celular (S23 Ultra), desde quando eu comprei em Maio/2023.

Não passo aperto com bateria.
Ah! Outra coisa: eu tenho outro celular (A54) para uso exclusivo do trabalho. 😉

Espero ter ajudado.
Abraço.

1717033212416.jpg
Dougzz
Expert Level 5
Outros
Sabe que eu adorei essa dica ? Até printei pra dar uma olhada depois, realmente gostei muito !
Auryyy
Expert Level 1
Outros
Pergunta séria. Esse consumo maior na 6.1 ta mais atrelado aos celulares com processador exynos ou outra marca tbm? No meu a34 ta melhor a bateria q na 6.0
Dougzz
Expert Level 5
Outros
O meu é Exynos e segue normal amigo, nos primeiros dias foram como expliquei no post e logo em seguida estabilizou, essa péssima imagem que é compartilhada dos Exynos é um preconceito antigo, ainda mais quando relacionado a um aparelho da linha FE que é mais alvo ainda de preconceito de usuários que usam versão base, as vezes a pessoa nem sabe a causa de um problema e só inves de tentar ajudar já chega falando besteiras do tipo "Exynos é isso, é aquilo" ou "Não dá pra esperar isso nem aqui da linha FE", é tão chato isso