Tópico original:

Limpeza automática da memória

(Tópico criado em: 02-06-2024 07:21 AM)
692 Exibições
Luhka
Active Level 9
Opções
Galaxy A
Alguém já percebeu que, em algum momento do dia em que você não costuma ficar mexendo no celular, a bateria está "sumindo sozinha"?

Geralmente o meu é durante a madrugada, e eu desativo qualquer conexão (dados móveis, wi-fi, Bluetooth). Lembrem disso, porque nesse caso não tive um uso Hard para consumir tanta bateria. Ao acessar o "Assistência do aparelho", não aparece o que consumiu minha bateria (que já chegou a 11% num momento!!!!), mas ao clicar no "Relatório de assistência", aparece que a "Última limpeza automática da memória" foi realizada a X horas (coincidindo com o período que a bateria descarregou fora do normal).

Quando você lê a descrição do recurso, vê que ele fecha os aplicativos em segundo plano e limpa a memória. Para quem não está familiarizado com isso, os aplicativos rodam em segundo plano para atualizar dados, exibir notificações, executar tarefas, funcionar o multitarefa, e há um bom tempo atrás, as pessoas achavam que se ficassem limpando a memória RAM teriam um melhor desempenho, só que isso mais atrapalha do que ajuda. Por quê? Ao abrir o aplicativo que foi fechado, ele recarregada todas as informações do zero, enquanto se ele estiver aberto em segundo plano, abriria com os dados atualizados.

Sabe qual outro problema que esse recurso causa? Há aplicativos e processos do próprio sistema que precisam ficar rodando em segundo plano, como aplicativo de mensagens, e-mail, status da rede celular, e ao limpar a memória RAM, eles voltam a rodar automaticamente. Isso gera estresse desnecessário ao sistema.

image

image

image

15 Comentários
RafaC2
Active Level 5
Galaxy A
Uma coisa que geralmente gera pico de uso de bateria na madrugada e ninguém percebe é o backup automático do whatsapp. Aqui ele sempre rola às 4 da manhã.
Luhka
Active Level 9
Galaxy A
O meu está desativado. Além disso, eu desconecto do wi-fi, dados móveis quando vou dormir (para não ter o meu sono interrompido por notificações desnecessárias).
0 Kudos
Auryyy
Active Level 10
Galaxy A
No meu quando ele faz a limpeza normalmente desce 1% só
Luhka
Active Level 9
Galaxy A
Qual o seu aparelho?
Auryyy
Active Level 10
Galaxy A
A34
Luhka
Active Level 9
Galaxy A
Então a Samsung otimizou bem esse recurso para seu aparelho. Tentarei fazer um Hard reset para ver se corrige esse problema.
Auryyy
Active Level 10
Galaxy A
Antes do hard reset exclua o cache pelo recovery,talvez resolva
Luhka
Active Level 9
Galaxy A
Já fiz. Também fiz restauração de fábrica, mas parece que não surtiu efeito.
0 Kudos
eolisan
Active Level 9
Galaxy A

Nos Android atuais excluir o cache pelo recovery não resolve mais, só exclui logs de sistema, o cache mesmo fica lá. 

É mais efetivo usar o app SD Maid, disponível na playstore