Tópico original:

Tela Verde no Samsung S10 - Problema de Série - Acionando PROCON, Consumidor.org

(Tópico criado em: 10-29-2022 08:15 AM)
809 Exibições
dhmcampos
Active Level 1
Opções
Galaxy Note

Há um ano e meio atrás, adquiri um aparelho Samsung Galaxy S10, aparelho que na época era considerado o TOP de linha da marca e EXTREMAMENTE CARO em comparação à outros concorrentes no mercado justamente por ser de uma linha mais "premium".

Assim, no decorrer deste período, o aparelho nunca apresentou qualquer defeito, pois sempre tive muito cuidado, sempre usando capa de proteção e película.

Porém, recentemente, de uma hora para outra, sem qualquer tipo de queda, poeira ou água, o aparelho apresentou uma tela verde, que não me permitia usá-lo, pois comprometia toda a tela.

Em uma pesquisa na internet, encontrei relato de várias pessoas com o mesmo problema e informações de que se trata de um problema em série do aparelho, que após mais ou menos 1 a 2 anos de uso, viria a apresentar. Inclusive alguns site conhecidos informando se tratar de um bug no aparelho.

Segue os links de vários relatos:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/04/clientes-reclamam-de-problema-de-tela-verde-no-galaxy-s...

https://oreporter.com/Samsung-resolve-tela-verde-em-smartphones-S9-e-S20-sem-alarde-e-propaganda,132...

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1427481-samsung-galaxy-s9-problema-tela-verde/

https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/bug-da-tela-verde-samsung-galaxy-s9-plus/td-p/4897930

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/04/usuarios-relatam-falha-com-tela-verde-em-div...

https://www.youtube.com/watch?v=ggw_DDC7xqo

Ao entrar em contato com a Samsung e a realização de alguns procedimentos, como o chamado Hard Reset, nada foi resolvido.

A Samsung então disponibilizou a ordem de serviço de n. XXXXXXXX, em que enviei o aparelho a uma assistência técnica por correio (Global Express), que após a análise do técnico, constatou ser um problema na tela, informando que o valor do reparo seria de R$ 1.397,00 (mais caro que a tabela do site, pasmem!) e que deveria ser custeado por mim.

Ao entrar novamente em contato com a Samsung, fui informado pela atendente que a Samsung nada poderia fazer, pois o aparelho estava fora do prazo de garantia e que a Samsung não se responsabiliza por problemas funcionais do aparelho, MESMO QUANDO SE TRATANDO DE UM VÍCIO OCULTO AMPLAMENTE CONHECIDO PELA EMPRESA.

A atendente da Samsung ainda teve a audácia de falar que a assistência informou que o celular apresentava o problema da "tela preta" e não "tela verde" e que não aprovaria o reparo em razão disso, o que é nitidamente um descaso total, basta ligar o celular para perceber que isso não é verdade, conforme se vê nas fotos que eu anexei aqui e no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=X9asozer0MM

WhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34 (2).jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34 (1).jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34.jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.32.49.jpeg

Por sorte, sou advogado e conheço os meus direitos, quando se trata de vício oculto o prazo decadencial para garantia inicia-se somente após a descoberta do problema, veja abaixo alguns julgados:

“9. Além disso, destaque-se que o prazo decadencial de 90 dias para reclamar por vícios ocultos somente se inicia após o término do prazo contratual de garantia, conforme estabelecido no art. 26, § 3º, CDC. No caso, a ciência do vício somente se deu em 25/1/19, logo resta caracterizada a responsabilidade da ré/recorrida pela reparação do prejuízo suportado pelo autor/recorrente. 10. Ademais, o presente caso é hipótese de vício oculto existente em produto durável. 11. Desse modo, ainda que a garantia contratual (90 dias) tenha encerrado no dia 4/3/19, a manifestação de vício oculto (fundição do motor) 17 dias após o término da garantia, frustra a legítima expectativa do consumidor e caracteriza quebra da boa-fé objetiva, porquanto se esperava que a vida útil do veículo fosse razoavelmente duradoura, mesmo possuindo alta quilometragem.” (grifamos)

Acórdão 1227387, 07332344820198070016, Relator: CARLOS ALBERTO MARTINS FILHO, Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, data de julgamento: 4/2/2020, publicado no DJE: 11/2/2020.

" 6. O Código de Defesa do Consumidor institui prazo decadencial para reclamar dos vícios dos produtos e serviços (art. 26). Um produto ou serviço apresentará vício de adequação sempre que não corresponder à legítima expectativa do consumidor quanto à sua utilização ou fruição, ou seja, quando a desconformidade do produto ou do serviço comprometer a sua prestabilidade. Independentemente do prazo de garantia, tratando-se de vício de adequação, os prazos para reclamação do consumidor são decadenciais, nos termos do art. 26, CDC, sendo de 90 (noventa) dias para o caso de se tratar de produto ou serviço durável e, se o vício é oculto, o prazo só começa a correr a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito, prazo esse, registre-se, obedecido na presente demanda." (grifamos) 

Acórdão 1234501, 07355365020198070016, Relator: FABRÍCIO FONTOURA BEZERRA, Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, data de julgamento: 5/3/2020, publicado no DJE: 4/5/2020.

Daí minha indignação e razão desta reclamação. Não se trata de um problema causado por quedas ou simplesmente pelo uso rotineiro do aparelho, mas sim de um problema em série em que vários proprietário do mesmo modelo relataram, e a Samsung se omitiu a resolver meu problema, me deixando com o prejuízo e violando o Código de Defesa do Consumidor.

Minha maior queixa é que até mesmo as montadoras de veículos, se constatam algum problema em seus veículos, mesmo que passem anos, realiza o chamado recall, já a Samsung prefere deixar seus consumidores na mão.

É trisque que, em época de pandemia no qual a maioria das famílias não está em condições de incorrrer em gastos, inclusive a minha, tenhamos que ser induzidos a pagar por um repardo indevida, ainda mais sendo por um problema que não demos causa.

Irei abrir a mesma reclamação no PROCON, ReclameAqui e Consumidor.org a depender da resposta da Samsung e vou até a imprensa e Juizado Especial Cível se necessário.

Obrigado.

17 Comentários
dhmcampos
Active Level 1
Galaxy Note
Obrigado pela dica Ismael, estou aguardando resposta do Procon mas vou seguir o mesmo caminho se necessário.
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy Note

Oi, dhmcampos! Boa tarde. Que tal buscar a análise de outra assistência autorizada? Se preferir também podemos consultar o que foi registrado pela assistência, na análise do seu produto. Para isso: entre na sua conta do Samsung Members pelo navegador de internet, usando esse link https://r1.community.samsung.com/t5/Brasil/ct-p/br?profile.language=pt-br ‌> depois vá até o canto superior direito e clique no ícone da caixa de mensagens. ‌

Vou pedir para que altere a postagem e retire o número da sua OS (por questão de segurança), pois se refere à informação do atendimento técnico do seu smartphone, tudo bem?

0 Kudos
dhmcampos
Active Level 1
Galaxy Note
O que a análise de outra autorizada vai mudar? No final quem deve autorizar o reparo são vocês e não a autorizada, só vou perder mais tempo. Outra coisa, quem indicou a Global Express foram vocês, e eles cobraram mais de 1.400 reais para trocar a tela quando na tabela do site está que o valor é 1.200 reais. É UM DEFEITO DE FABRICAÇÃO, isso é vício oculto! O protocolo já foi aberto, vocês tem as informações, as fotos, não preciso mandar de novo para análise, o que vocês precisam é aprovar o reparo! Já estou no Procon, próximos passos são redes sociais, imprensa e tribunal.
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy Note

Entendo, dhmcampos! O valor no site, conforme é explicado lá, corresponde à "Preço sugerido para serviço fora de garantia nos Centros de Reparo Samsung". Isso indica que nos Centros de Reparo Samsung, você pode pagar um valor aproximado ao que foi indicado no site. Esses valores não se referem ao que é cobrado nas assistências autorizadas; conforme o site explica: "não sendo válidos para Assistências Técnicas autorizadas Samsung nem para Centros de Serviços Samsung. Para consultar os preços de reparos realizados por Assistências Técnicas autorizadas Samsung é necessário contatar diretamente o estabelecimento, pois preços praticados poderão ser diferentes dos aqui apresentados." Sugeri que levasse o seu aparelho para outra assistência autorizada analizá-lo, para comparar os preços e ver qual e adequa mais ao que você deseja. 

Se precisar de alguma outra orientação, estarei por aqui. 💙

0 Kudos
GabrielDietrich
Beginner Level 2
Galaxy Note
Que fim levou??? Levei meu celular na assistência semana passada com problema de tela verde e celular vibrando ao abrir a câmera, a assistência achou defeito e confirmou a tela verde nisso trocaram a tela (faltava uns 5 dias pra acabar a garantia.) E me devolveram o aparelho com a mesma tela verde via motoboy, nisso voltei novamente na assistência técnica e eles falaram que era uma característica do aparelho, e que era normal da samsung e mandaram eu resolver diretamente com a samsung no sac!
Meu aparelho e um s10 lite. Quando levei na assistência tava na garantia, e eles falaram q a garantia de serviço era de 3 meses e ia receber +1 mes de garantia adicional geral.IMG-20210624-WA0053_18127.jpgIMG-20210624-WA0052_18133.jpgIMG-20210624-WA0054_18124.jpgIMG-20210624-WA0050_18136.jpg
0 Kudos
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy Note

Olá, GabrielDietrich! Os reparos feitos em uma assistência técnica Autorizada, possuem a garantia de até 3 meses. Sugerimos que retorne na última assistência em que o seu aparelho recebeu o último atendimento, tudo bem? 

Para que possamos consultar o que foi registrado pela assistência técnica no seu caso, me encaminhe o número da OS, nome completo e CPF do titular da Nota Fiscal e um resumo do que aconteceu. Para isso acesse o aplicativo Samsung Members > Minha página > Mensagem Direta. 

0 Kudos
Members_tH1RexM
Beginner Level 2
Galaxy Note

Caros, a Samsung realmente não reconhece esse defeito crônico dos celulares S9 e S10 para fins de reparo na tela? No dia 28/06/2021 apareceu esse defeito de tela verde no meu S10+ 512GB. O celular está novo, sem nenhum arranhão e nunca sobre queda ou imersão em líquidos.

Como até então não sabia que na minha cidade tinha uma assistência Samsung, perdi um tempo tentando ver uma forma de enviar o aparelho para orçamento/manutenção, também por falta de tempo com trabalho etc. No dia 01/07/2021 fui informado pela assistência técnica de Niterói que a Samsung estava fazendo o reparo da tela em cortesia, e depois de conseguir receber orientações pelo chat da Samsung, bem como a informação da loja na minha cidade, a mesma informação de extensão da garantia me foi dada na assistência técnica de Nova Friburgo (onde **bleep**).

Porém, o reparo sem custo foi negado pela Samsung ao argumento de que a garantia estendida havia terminado no dia 30/06/2021 (até o dia 01/07/2021 não tinha conhecimento desse prazo). Nunca havia recebido tal informação, e olha que sou cadastrado nos serviços Samsung faz tempo.

Há alguma outra solução possível para realização do reparo em cortesia face esse vício oculto do aparelho (defeito de fábrica nas tela dos celulares S9 e S10) sem ter que recorrer ao Judiciário?

0 Kudos
Cavadas
Beginner Level 2
Galaxy Note
Senhores, pior meu caso que, após uma atualização de Software da própria SAMSUNG, iniciou-se o mesmo problema de tela verde, porém o meu S10 é para TRABALHO e tem sim marcas de uso e alguma trinca na tela mas funcionava tudo perfeitamente.... agora certamente vão alegar que eu danifiquei a tela para não cobrirem com os Custos.
0 Kudos