- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
03-19-2022 10:29 AM - editado 03-19-2022 10:35 AM
Galaxy SPossuo um Galaxy S21 Ultra 5G, com a Rom ZTO, possuo também um plano de dados da TIM com o chip eSim, bem como resido a uma distância de 250m de uma ERB da TIM que opera nas frequências de 700 MHz e 1800 MHz e, de acordo com o Mapa de Cobertura da operadora, meu endereço possui cobertura com a tecnologia 4.5G, todavia, eu jamais consigo recepcionar o sinal 4.5G em meu aparelho, mas somente o 4G.
Curiosamente, em meu endereço, um outro aparelho Galaxy S21u com a Rom Samsung personalizada para a Vivo (ZVV) recebe o sinal 4.5G da TIM, ou seja, pelo que observei, a Rom Samsung ZTO não viabiliza a recepção do sinal 4.5G, mas somente a Rom personalizada para qualquer operadora, pois Rom da Vivo captou o sinal 4.5G da TIM, enquanto a Rom ZTO, não.
Ante o fato, registrei uma reclamação na Anatel (que ainda está em tratamento), visto que, nos termos da Resolução Anatel n. 477/2007, não pode haver condicionamento na prestação do serviço, com bloqueio de acesso à tecnologia, como é o caso da 4.5G, pois, o que constato, é que o acesso à rede 4.5G fica condicionado à compra de aparelho personalizado de operadora que, como se sabe, é comercializado exclusivamente por estas, ao valor que lhes convierem.
A situação é tão esdrúxula que compareci na loja da TIM em minha cidade e, enquanto o colaborador recepcionava o sinal 4.5G em seu aparelho com a Rom personalizada da TIM, eu recebia apenas o 4G com a Rom ZTO, ainda que o hardware do aparelho do colaborador fosse bem inferior ao do meu.
Em último caso, penso que possa ser também uma limitação da Rom ZTO da Samsung, que não viabiliza a conexão 4.5G, o que seria desastroso, mas não acredito nessa possibilidade. De todo modo é por isso que abro esse tópico, para que a comunidade se manifeste acerca desse última hipótese.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-19-2022 12:46 PM
Galaxy Sas suas suspeitas sobre a ROM ZTO da Samsung estão equivocadas. O seu smartphone está apto a receber o sinal em 4.5 G, o problema pode (e talvez esteja) em sua operadora.
Ligue para a mesma e certifique-se que o serviço 4.5 G realmente está disponível em sua região. Não há ligação entre frequência de operação de uma data torre e o 4.5 G; a frequência é a mesma para 4G ou 4.5G.
Mas, pelo que entendi, outros smartphones reconhecem o 4.5G nessa mesma torre. Se for o caso, só há duas possibilidades: (a) a operadora não liberou o 4.5G em seu plano (ligue para eles), ou (b) tem algum ajuste errado nas configurações de seu S21. Se for este o caso, você pode fazer uma restauração de redes.
Caminho: Config. => Gerenciamento geral => Restaurar => Redefinir as configurações de rede.
Caso opte por essa solução, informo que terá que reintroduzir as suas senhas de Wi-Fi s reparear os dispositivos Bluetooth.
Att.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-19-2022 08:05 PM
Galaxy SEntão, OPF67, minha primeira ação foi manter contato com a operadora e relatar a falta, como a TIM não resolveu o problema, apenas argumentou umas falácias padrões (ausência de cobertura, instabilidade, relevo, blá, blá e blá), registrei o problema na Anatel e estou aguardando a resposta.
Sobre a configuração da rede, também já fiz de tudo, até a própria TIM já fez dois reset's, mas, sem que o sinal 4.5G seja recepcionado. Já cheguei a ponto de me deslocar até próximo da antena ativa que transmite o sinal 4.5G e de lá ligar para a TIM e esta só alega que tudo está 'normal'.
De acordo com esse tópico <https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/rede-s9-plus/td-p/3951632>, ao que parece, de fato, deve haver alguma inconsistência da Rom ZTO, pois alguns usuários que alteraram a Rom personalizada da operadora e foram para a Rom ZTO deixaram de receber o 4.5G.
Essa questão está bem estranha, de todo modo irei aguardar a resposta da TIM na reclamação da Anatel, assim que a tiver, eu posto aqui.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-19-2022 09:08 PM
Galaxy STinha esse problema em um chip antigo 2g ainda acho troquei resolveu
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
03-19-2022 09:20 PM - editado 03-19-2022 09:21 PM
Galaxy S- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 11:30 AM
Galaxy Sli o post do link acima, mas o autor comentou um erro: ele escreveu 4.5G+ e 4G+ e disse que são tecnologias diferentes. Ele está enganado.
Explico: não existe tecnologia 4.5G+, apenas tecnologia 4.5G. Cada fabricante de smartphones usa um tipo de ícone para indicar, se disponível, a disponibilidade da tecnologia 4.5G. Alguns usam a simbologia 4.5G e outros apenas 4G+, que significam a mesma coisa. No caso da Samsung, no ícone para indicar o 4.5G aparece 4G+.
Além disso, em smartphones Samsung, se o Wi-Fi estiver habilitado, então o ícone de dados móveis fica esmaecido (em cinza) e só aparece 4G, mesmo que o 4.5G esteja disponível. Desligando o Wi-Fi e deixando apenas os dados móveis, o ícone fica em cor sólida e aparece o símbolo 4G+, se a tecnologia 4.5G estiver disponível.
O autor daquele tópico fez uma grande confusão e levou você a acreditar que o problema estaria na ROM ZTO. Como lhe disse, a Samsung nunca usou o símbolo 4.5G (e muito menos 45G+, pois não existe) em seus smartphones, a tecnologia 4.5G nos ícones da Samsung sempre são do tipo 4G+.
Att.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 04:01 AM
Galaxy SÉ porque o ícone "4.5G" geralmente é somente utilizado em ROMs de operadoras por questões de marketing, enquanto que na ROM ZTO, por ser uma ROM pura e limpa de modificações, o 4.5G aparece como 4G+, que é a mesma coisa.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 08:08 AM
Galaxy SPara mim, em meu aparelho com a Rom ZTO, só aparece o 4G. Eu já até observei o 4G+ da TIM aqui em minha região, contudo, isso também foi em aparelho com a Rom da Samsung personalizada para operadora, no caso Vivo (Rom ZVV), ou seja, embora fosse Rom da Vivo, o aparelho recepcionava o 4G+ da TIM, mas o meu aparelho com Rom ZTO, nem isso.
Em verdade, as tecnologias 4G+ (LTE-Advanced) e o 4.5G (LTE-Advanced-Pro) não se confundem, elas são distintas, pois o 4.5G é uma evolução do 4G+. Para o 4.5G, são necessárias 3 características técnicas na rede (Agregação de portadora + MIMO 4×4 + Modulação 256QAM) e, evidentemente, um aparelho compatível, como é o caso do Galaxy S21U. Do contrário, captar-se-á apenas o sinal 4G+.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 11:36 AM
Galaxy S- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir