- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
03-19-2022 10:29 AM - editado 03-19-2022 10:35 AM
Galaxy SPossuo um Galaxy S21 Ultra 5G, com a Rom ZTO, possuo também um plano de dados da TIM com o chip eSim, bem como resido a uma distância de 250m de uma ERB da TIM que opera nas frequências de 700 MHz e 1800 MHz e, de acordo com o Mapa de Cobertura da operadora, meu endereço possui cobertura com a tecnologia 4.5G, todavia, eu jamais consigo recepcionar o sinal 4.5G em meu aparelho, mas somente o 4G.
Curiosamente, em meu endereço, um outro aparelho Galaxy S21u com a Rom Samsung personalizada para a Vivo (ZVV) recebe o sinal 4.5G da TIM, ou seja, pelo que observei, a Rom Samsung ZTO não viabiliza a recepção do sinal 4.5G, mas somente a Rom personalizada para qualquer operadora, pois Rom da Vivo captou o sinal 4.5G da TIM, enquanto a Rom ZTO, não.
Ante o fato, registrei uma reclamação na Anatel (que ainda está em tratamento), visto que, nos termos da Resolução Anatel n. 477/2007, não pode haver condicionamento na prestação do serviço, com bloqueio de acesso à tecnologia, como é o caso da 4.5G, pois, o que constato, é que o acesso à rede 4.5G fica condicionado à compra de aparelho personalizado de operadora que, como se sabe, é comercializado exclusivamente por estas, ao valor que lhes convierem.
A situação é tão esdrúxula que compareci na loja da TIM em minha cidade e, enquanto o colaborador recepcionava o sinal 4.5G em seu aparelho com a Rom personalizada da TIM, eu recebia apenas o 4G com a Rom ZTO, ainda que o hardware do aparelho do colaborador fosse bem inferior ao do meu.
Em último caso, penso que possa ser também uma limitação da Rom ZTO da Samsung, que não viabiliza a conexão 4.5G, o que seria desastroso, mas não acredito nessa possibilidade. De todo modo é por isso que abro esse tópico, para que a comunidade se manifeste acerca desse última hipótese.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 12:26 PM
Galaxy S- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 01:01 PM
Galaxy SEsse código é padrão, não pode retornar como inválido!
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 12:28 PM
Galaxy SVerifiquei o manual, realmente, de acordo com ele, não há nem mesmo o indicativo de 4G+, muito menos 4.5G. No máximo haverá o indicativo de 4G ou LTE.
<https://www.samsung.com/br/support/model/SM-G998BZKKZTO/#downloads>
Curioso é que em Rom personalizada de operadora, eu já observei o indicador de 4G+ e a velocidade compatível com esta banda.
Com esse apontamento, fui verificar a minha velocidade, pois, vai que eu estivesse recebendo um 4G+/4.G oculto, mesmo com o indicativo de apenas 4G na tela, contudo, eu realmente só recebo o 4G, conforme indica as velocidades:
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 01:10 PM
Galaxy Snote no print em anexo o indicador de 4G+ e note também a velocidade de 120 Gbps para download.
Realmente os manuais não trazem a indicação do ícone de 4G+; acho que fiz confusão com o H+.
Agora veja o segundo print: me desbloquei para um local mais fechado em minha casa e o ícone mudou de 4G+ para 4G. O símbolo 4G+, em smartphones da Samsung, indica o uso da tecnologia 4.5G.
Se em algum lugar você conseguir com que o ícone 4G+ apareça, então está tudo ok com seu aparelho.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
03-20-2022 02:22 PM - editado 03-20-2022 04:08 PM
Galaxy SA Rom de seu aparelho é ZTO?
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 04:11 PM
Galaxy Sdesculpe-me pela demora. Acho que tem algum problema no app Samsung Members ou em seus servidores: não estou mais recebendo notificações.
Não, nesse S22 Ultra que estou usando aqui a ROM é da Vivo, idem no S21 Ultra. Mas temos um S20+ com ROM ZTO e o padrão é o mesmo: aparece o ícone 4G+ indicando que o serviço 4.5G está disponível.
Também já tivemos, eu e esposa, dois S10+ e em ambos era a mesma coisa: aparece 4G+ quando se tem 4.5G é aparece só 4G, sem o sinal de +, quando é o 4G normal.
Acredite, a ROM ZTO é muito melhor do que as outras, pois recebe atualizações antes. As ROMs de operadoras apenas personalizam algumas coisas, como, por exemplo, reconhecimento de chips e configurações de rede, possibilidade de usar logotipo próprio na inicialização, papel de parede persolinado e coisas do tipo. As ROMs de operadoras não tem mais funções do que as ZTO, é o contrário.
A única dúvida que tenho é o fato de você estar usando o eSIM. Isso não é um limitador do ponto de vista técnico, ao contrário, mas a sua operadora pode não ter o 4.5G liberado para este sistema. Veja se é possível usar um chip convencional de sua operadora em seu smartphone. Veja com algum parente ou amigo e peça para testar. Se o ícone de 4G+ aparecer, ligue para a sua operadora e reclame sobre o eSIM, pois estará configurado que o 4.5G não está funcionando com ele. E eles podem sim liberar o 4.5G para o eSIM.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 04:38 PM
Galaxy SÉ verdade, o App não está notificando.
Eu já utilizava o chip físico, com a mesma limitação, de não receber o 4.5G, então migrei para o eSIM e o problema persiste.
Hoje, eu também possuo um Note 20 Ultra com a Rom ZTO e observo a mesma limitação, não detectar a rede 4.5G/4G+.
Enquanto que até bem pouco tempo atrás eu possuía um outro S21U com Rom da Vivo (ZVV) e pegava o sinal 4G+ de boas!
Eu vou tentar localizar um aparelho com a Rom personalizada e tirar uns print's para comparar a rede com o meu ZTO, assim fica melhor de visualizar que a Rom personalizada detecta a rede 4G+/4.5G e os meus ZTO não.
Agora já observei outro problema, os aparelhos ZTO não atualizam para Rom de operadora, pois tentei inserir a Rom da TIM (ZTM), extraída da Sammobile, mas não os aparelhos permanecem em ZTO, é de lascar!!
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 03-20-2022 05:04 PM
Galaxy Spode continuar com a ZTO mesmo. Desconfio do sinal do 4.5G da TIM em sua região, acho que o serviço não está disponível aí. Como te disse, nesse S22 Ultra aqui a ROM é da Vivo e recebo o sinal com ícone 4G+, mas quando retiro o chip físico e coloco nos modos mais antigos, continuo tendo o 4G+ e com velocidades esperadas nos testes.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
04-04-2022 01:49 PM - editado 04-04-2022 06:00 PM
Galaxy SO 4G+ é o mesmo que 4.5G?
O Galaxy Note 9 também é compatível com o 4.5G?
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 04-04-2022 02:06 PM
Galaxy SO meu S21u, por exemplo, o indicativo para o 4G+ ou 4.5G é apenas "4G+". Limitação ridícula da Rom da Samsung.
O Note 9 é compatível com a tecnologia 4.5G sim!