Tópico original:

Obsolescência programada ou simples falta de ética da empresa em relação a vícios ocultos?

(Tópico criado em: 09-20-2023 11:13 AM)
889 Exibições
Hans_Donner
Beginner Level 2
Opções
TV

Minha TV Q70A de 55 polegadas começou apresentar pixels mortos ainda em garantia, mas como era apenas no canto inferior esquerdo e não me atrapalhava não corri atrás. Passado pouco tempo da garantia vencer a mesma começou apresentar linhas horizontais durante alguns minutos após ligar, e a cerca de 20 desligou enquanto estava assistindo um filme e agora fica em um loop infinito de liga e desliga.  Agendei a visita técnica, que foi cobrada um valor só pro técnico tirar foto da etiqueta da tv e filmar o problema (primeiro absurdo) e agora o concerto que seria a troca do painel fica em torno de 75% do aparelho (segundo absurdo).

Uma tv com menos de dois anos de uso queimar o painel, ainda mais apresentando sintomas antes, é claramente um problema de fabrica com vicio oculto, sem contar que o tempo de vida util de uma tv normal é de pelo menos uns 4 anos. A Samsung claramente não liga para o consumidor, vide o problemas na série TU8000: (Tópico sobre ação coletiva na própria comunidade samsung)  , vale a pena mencionar que anteriormente já tive um problema parecido com um smartphone, foi só passar da garantia pifou e nunca mais ligou, sem mais nem menos.

Dito isso, em teoria eu teria direito ao reparo do aparelho de forma gratuita pelo CDC:
1- DEFEITO DE FÁBRICA(VICIO OCULTO) previsto nos arts. 18, 1 e 26 1 e 3 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
2- A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: prática abusiva em desconformidade com a legislação e princípios consumeristas.

Tenho um chamado aberto no suporte para pedir revisão de valores, mas já é o terceiro chamado desde que me aconteceu o problema e pelo andamento, vou ficar no prejuízo total. O tópico é apenas para alertar quem está querendo comprar aparelhos da marca, particularmente nunca mais compro algo dela pelo descaso e pelos produtos que não tem durabilidade nenhuma (descartáveis), que pra mim caracterizam  OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, também sempre que alguém me perguntar sobre a experiência irei alertar sobre esses transtornos. Caso batem o martelo no ultimo chamado que tenho que pagar o conserto do aparelho não me resta nada a não ser abrir uma reclamação no PROCON...

5 Comentários
Luckkk
Active Level 3
TV
Abra reclamação no consumidor.gov e faça tudo por lá.
Se não acatarem o reparo em cortesia, vc entra no pequenas causas.
jpcardozx
Beginner Level 2
TV
Amigo, você já realizou este procedimento pelo consumidor.gov? Teve algum retorno?
0 Kudos
Ciresier
Expert Level 5
TV
Amigo, você já fez uma reclamação no Site Reclame aqui?
0 Kudos
leonardomuniz
Beginner Level 4
TV

A Samsung não responde reclamações no Reclame Aqui.

Ciresier
Expert Level 5
TV
Realmente.
Faz uma reclamação no Consumidor.com, lá eles vão responder vocêm
0 Kudos