Resolvido! SOLUCIONADO

Tópico original:

GALAXY WATCH 4: A Versão LTE não vale a pena a menos que...

(Tópico criado em: 08-21-2022 01:00 PM)
5085 Exibições
pabloaraujo
Active Level 2
Opções
Wearables
Apesar do título chamativo, a intenção aqui não é diminuir a versão LTE, afinal ela tem a sua utilidade a menos que você seja um cliente TIM e tenha o Apple Music como player principal e não queira migrar para o Spotify ou YouTube Music.

image
Galaxy Watch 4 com visor Emoji AR.

Depois de muito pensar e pesquisar, finalmente adquiri meu Galaxy Watch 4 e optei pela versão LTE pensando na praticidade e autonomia. Desde o início do ano mudei de celular para a Samsung (por motivos de força maior, não de escolha) e me impressionei. Não estou satisfeito com o desempenho do meu aparelho e pretendo trocar por outro (ainda da Samsung / Olá Galaxy s22 Ultra rs ), mas o que me fez amar novamente a empresa foi a qualidade do áudio que é incrível e a proteção do Samsung Pay, logo eu já estava apaixonado pela família Galaxy. Como amo exercícios e sou apaixonado por relógios inteligentes, optei por adquirir o meu primeiro Smartwatch de verdade pois fiquei fascinado no Galaxy Watch e a versão LTE me pareceu interessante. Na minha cabeça eu poderia conseguir colocar meu número no relógio, já que é uma tecnologia possível e como tenho um plano controle mensal na TIM, pra mim era um sonho poder começar a realizar corridas sem carregar o celular comigo pra onde eu fosse, ou ir a algum evento sem ficar conferindo o tempo todo se meu celular está comigo. Estava doido com a versão Classic, mas o classic com LTE estava com um valor bem "salgado", então comprei a versão normal de 44mm com LTE.

Acontece que após realizar a compra do Smart Watch fui realizar umas pesquisas a respeito do LTE e descobri que no Brasil, as empresas de telefonia são uma VERGONHA, pois elas cobram pelo serviço preços abusivos. Existe sim a opção Sync que sincroniza o seu número de telefone com o smartwatch que em algumas operadoras são cobradas a parte e estão ligadas a planos abusivos. Já na TIM, que é a PIOR empresa inclusive, além de cobrarem quase 20 reais a mais pelo serviço TIM Sync que é atrelado a um plano pós-pago e alguns planos controles (ou seja, vc paga o plano que é acima de 50 reais o controle mais barato + 20 reais adicionais), o plano TIM Sync só funciona com o APPLE WATCH, não sendo compatível com os Galaxy Watch, coisa que outras operadoras como a Claro e a Vivo já oferecem a muito tempo (a Claro por exemplo, pelo menos segundo as minhas pesquisas oferece o Claro Sync gratuitamente pra quem é assinante e tem compatibilidade com o Galaxy Watch).

Talvez a sua sugestão seria que eu mudasse de operadora, já que a Tim não oferece o serviço, porém existe um enorme problema: os planos abusivos da TIM com fidelidade. Fui cliente Oi por vários anos e infelizmente caí na ilusão de mudar de operadora bem quando a Oi estava falindo (sim, fui burro). Tinha um plano que me atendia bem na Oi, sem fidelidade e bem mais barato, mas como tive que mudar de celular e pareceu mais vantajoso mudar de operadora (já que a Tim tava me oferecendo "muito" na época) fiz a portabilidade para a TIM e desde então foi só decepção. Tive problema judicial e quase levei a empresa na justiça. Depois de resolver a situação, tentei voltar pra Oi e descobri que já não conseguiria mais, pois a Oi não aceitava mais clientes. Tive que permanecer na péssima Tim e contratei um plano controle. TODA VEZ que contato a TIM é uma decepção. Assim que o plano fidelidade terminar, estarei indo pra outra operadora.

E sobre o Apple Music? Então, o Galaxy Watch não tem o Apple Music. Resolvi deixar o Spotify no ano passado por alguns motivos, dentre eles: 1 - preço; e 2 - qualidade.
Não é novidade que o Spotify tem se tornado caro se comparado a outros serviços de stream e com uma qualidade de áudio inferior. Enquanto outras plataformas de stream oferecem serviços como Dolbly Atmos, Áudio Espacial, FLAC, HIFI, Lossless, Master, entre outros, o Spotify continua com a mesma qualidade de sempre. As vezes nem tão ruim, mas ainda assim ultrapassada. Já testei várias plataformas de stream como YouTube Music, Amazon Music, Tidal, Deezer... e posso fazer um review futuramente caso queiram, mas a que mais me impressionou foi a Apple Music pelo preço e qualidade superior a grande maioria dos serviços de stream, mas descobri que não posso usar o serviço no Galaxy Watch, o que pra mim acabou sendo um pouco decepcionante e limitado ter que escolher entre as plataformas Spotify e YouTube Music. Quem sabe em um futuro próximo a Samsung deixe de lado essa rixa e traga a Apple Music para o Galaxy Watch.

Fora esses pontos, estou amando e com certeza vocês irão amar as funcionalidades do Galaxy Watch 4.

1 Solução

Soluções aceitas
Solução
Dect
Active Level 9
Wearables
Sim, dois planos. Não conheço os planos das demais operadoras, mas no da vivo existe o vivo easy, tenho ele no smartphone, vale a pena dar uma olhada nele pro smartwatch.

Exibir solução no post original

17 Comentários
Dect
Active Level 9
Wearables
Essa questão de plano para o relógio realmente é complicada, não entendo o porque de algumas dificuldades e preços exagerados das empresas.
Enfim, uma solução: vá até uma loja da operadora de sua preferência, e diga que você quer adquirir um esim, não diga que é para o relógio, apenas diga que você quer um esim, se perguntarem é para o seu smartphone. Com o esim em mãos, ative a linha no seu relógio. Agora você tem dois números, um no relógio e um no smartphone. Vá nas configurações do smartphone e ative o redirecionamento de chamadas e coloco o número do relógio. Pronto.
pabloaraujo
Active Level 2
Wearables
O único problema seria pagar dois planos diferentes para manter internet no relógio.
Solução
Dect
Active Level 9
Wearables
Sim, dois planos. Não conheço os planos das demais operadoras, mas no da vivo existe o vivo easy, tenho ele no smartphone, vale a pena dar uma olhada nele pro smartwatch.
pabloaraujo
Active Level 2
Wearables
É uma boa dica. Vou dar uma olhadinha.
Dect
Active Level 9
Wearables
Lembrando que já que são dois números diferentes, você não precisa colocar da mesma operadora.
msouza91
Active Level 9
Wearables
Se você vai ouvir música no celular, MP3 de 320kbps tem mais qualidade do que os fones convenientes que se usam com um telefone podem produzir.

Spotify premium é 17 reais, MQA e Apple HiFi são desculpa pra pegar mais do seu dinheiro sem motivo.

O serviço sync é considerado um serviço Premium e de baixa demanda, as empresas ainda não tem incentivo comercial para facilitar a adoção para planos mais baratos, pois se assume que as pessoas nesses planos provavelmente não investem tanto em celular/smartwatch.
Mas a TIM especialmente tá uma porcaria desde um pouco antes de distruirem o plano Beta.
pabloaraujo
Active Level 2
Wearables
O Spotify tá a R$ 19,90 já amigo e o Apple Music com Dolbly Atmos áudio espacial, Lossless e Apple Digital Master (serviços que o Spotify não oferece e a qualidade é real, não apenas desculpa pra pegar mais do meu dinheiro) tá R$ 16,90.

Apesar de baixa, a demanda do serviço Sync anda crescente e a Vivo oferece o serviço sem custos adicionais. A proposta não é implantar o serviço em planos baratos, mas tirar essa cobrança indevida por algo que não vai ter nenhum custo pra operadora. A Tim é péssima e infelizmente eu perdi o tempo pra me cadastrar ao conselho de usuários da Tim, adoraria dar umas sugestões nas reuniões.
0 Kudos
msouza91
Active Level 9
Wearables
A diferença que vc ouve é de mixagem, não de qualidade do áudio. Dá uma olhada nos vídeos do Mind the Headphone no YouTube, apesar do nome é um canal brasileiro e ele tem alguns vídeos desmistificando esse negócio do áudio lossless e explica em muito mais detalhes do que eu poderia aqui.
Spotify tem integração muito melhor com o ecossistema Samsung, permitindo você navegar pelas suas playlists pra começar a tocar sem ter que pegar o telefone.

Se informa mais sobre essa questão da qualidade do áudio, os dois reais de diferença do Spotify acrescentam muito mais comodidade na minha opinião em termos de funcionalidade, sem mencionar que o áudio HiFi e espacial do Apple music dependem de um Codec específico que vc precisa de um iPhone e airpods pro. Mas se você tá satisfeito com o serviço é o que importa ✌️
msouza91
Active Level 9
Wearables
A cobrança não é indevida, a empresa coloca o preço que acha que vale o serviço dela. Existe um custo sim de infraestrutura, se a empresa repassa ou não esse custo depende da estratégia dela de mercado.