Tópico original:

Review - Galaxy Watch 5

(Tópico criado em: 05-08-2023 08:06 PM)
1074 Exibições
Galvesd
Expert Level 3
Opções
Wearables
Boa tarde, Members!🌅
Ano passado ganhei um Watch 5 durante um evento unpacked no qual ganhei um sorteio que foi realizado naquele momento.
Hoje, após um longo tempo de uso, posso vir aqui trazer um review que vai ajudar quem estiver interessado em comprar o dispositivo.

O vídeo do unboxing que postei aqui: 

Bora lá?! 

*Cada tópico terá uma nota de 0 a 10 

Design  (9)  e conforto  (9,8) 
O watch possui um design já característico de outras gerações anteriores, com um corpo de alumínio, vidro e uma pulseira de silicone super confortável, que já está incluída na caixa. A versão que eu possuo é a de 44 mm, com uma tela e uma bateria maiores. 

Uma das críticas que faço aqui quanto ao design é a borda da tela muito grande. Eu entendo que se deve à coroa digital, mas qual seria o impedimento de fazer uma coroa embutida na tela e, quando o usuário quiser, ele ativa, onde apareceria um contorno preto na tela e simularia uma coroa digital? 
image

Conectividade  (9,7) 
A primeira conexão com o celular é super simples e rápida, uma vez que o celular já detecta automaticamente a presença do relógio. Após isso, não tive nenhum problema de conexão entre ele e o meu celular (S10e). 
Também é possível conectar e controlar o seu fone de ouvido Bluetooth diretamente com o watch5, uma vez que ele tem cerca de 7-10GB para poder baixar músicas e apps, sendo possível acessar sua playlistcontrolar o volume e outras funções do fone. Fora que você pose conectar com a sua rede wifi nele, tornando ele um pouco mais independente do celular. 
Além disso ele possui NFC para pagamentos via Samsung Pay e Google Wallet. (O meu não tem Samsung Pay, pois veio da coreia do sul e lá a Samsung não disponibiliza o app para a linha Watch). 
As notificações e alarmes podem ser sincronizados. 

Fitness  (8) 
 Para analisar os dados de seu treino, o Galaxy watch conta com o BioActive sensor, em que apenas um sensor pode medir varias variáveis, como pressão, batimentos cardíacos, oxigenação... além de possuir um sensor de temperatura (que ainda temos pouquíssimas utilidades por ainda não ter recebido autorizações de órgãos de saúde). Uso ele enquanto estou fazendo caminhadas e andando de bicicleta, e posso dizer que ele consegue rastrear atividades básicas de uma forma satisfatória, registrando uma caminhada ou o fim de uma atividade de forma automática. Ele também consegue observar o nível de stress, que apesar de não está lá para observar stress emocional e sim do corpo físico, eles se coincidem na maioria das vezes quando observo os níveis de estresse e comparo com o meu estresse emocional do momento. 
 * Infelizmente eu não pude testar mais a fundo outras funcionalidades, como o ECG (eletrocardiograma), pressão arterial e analise de composição corporal. 

Rastreio de GPS  (8,1) 
Os GPS integrado tem um desempenho e precisão apenas satisfatório também, onde registra por onde eu passei com uma precisão boa, apesar de que ele use o gps do celular quando disponível ao invés do gps próprio dele, pois quando está desconectado do smartphone ele demora demais de encontrar sinal de gps ou não consegue em lugares mais remotos ou fechados. Além disso ele apresentava alguns erros de rastreio de percurso bem gritantes no começo, mas agora aparenta estar mais preciso. 

Rastreio de sono  (7) 
O rastreio de sono ele é razoável, sendo um dos pontos mais fracos dele do meu ponto de vista, uma vez que várias vezes quando olho quantas horas eu dormi e quais horas eu dormi/acordei, ele estava errado. E pelo que observei ele apenas identifica que horas comecei a dormir considerando apenas a minha movimentação, sem fazer um cruzamento e leitura de dados de outros sensores, como batimentos, oxigenação, e ate mesmo o uso do celular. Assim como o gps, o rastreio de sono vem ficando mais preciso com atualizações, mas ainda não confio 100% nos dados que ele disponibiliza sobre o sono. Os dados que ele disponibiliza são completos e tem até uma pontuação baseada no tempo dormido em cada estágio do sono. 

image

Bateria  (7,7) 
 A bateria dele é boa, não tão boa quanto aquela que é prometida para a versão pro, mas consegue ficar cerca de 2 dias fora do carregador. Essa duração seria no meu uso cotidiano, onde deixo quase tudo ativado, como Always on, gps, rastreio automático de exercícios..., mas se for viajar por mais dias, é bom levar o carregador ou estar com o celular preparado para usar o wireless power share. Acredito que em um uso mais intenso você precise recarregar depois de 1 dia. Apesar de ser uma bateria razoável, poderia ser melhor com alguma otimização no software. 

Configurações  (9,8) , interface (7,5)  e personalização  (9,5)

O dispositivo roda o WearOS 3.5 da google junto a OneUI Watch 4.5.

As configurações são facilmente acessadas pelo app Galaxy Wearable ou pelo próprio watch, onde você pode instalar app, adicionar músicas, atualizar, baixar, personalizar e adicionar watch faces e entre outras. Uma das features são avisar quando você está muito tempo parado, bloqueio de toque na água, modo teatro que silencia todas notificações, início rápido de apps e responder chamadas por meio de gestos com o pulso, atender ligações, poder conversar em viva voz com a pessoa (ele possui alto-falante integrado), gravador de áudio, poder responder mensagem do WhatsApp e outros apps de conversas e muitas outras funções que posso não ter citado aqui. 

Quanta personalização com as watch faces, temos as pré instaladas, quem podem ser personalizadas, como trocar quais dados você quer ver na tela watch face e a cor. Além de ter uma loja bem vasta na Play Store, também você pode instalar aplicativos de terceiros, como o app Facer, e lá você vai ter ainda mais opções para não enjoar. 

Uma das coisas que senti falta é o controle de acessibilidade que havia em outras gerações e ainda é presente em relógios de outras marcas, que é a navegação por gestos, onde você poderia usar o watch sem tocar ele, apenas com os movimentos dos dedos e pulso. 

Outro detalhe que vou destacar aqui é a má otimização do software, uma vez que muitas animações são engasgadas e sem fluidez, o que pode vir a gerar um certo desconforto, a animação de carregamento por exemplo apresenta travamentos, a transição entre as telas fica bugada quando gira pela coroa digital muito rápido... São alguns engasgos que não deveriam ser encontrados em uns dos melhores smartwatch do momento. Não estou falando que o watch 5 roda a 2 fps, mas que algumas animações precisam de grandes melhoras para uma experiência mais agradável. 

Conclusão e resumo  
Por fim posso concluir que o watch5 é um relógio bom, que pode te ajudar muito no seu dia a dia com funcionalidades diversas, como medidor de pressão e eletro cardiograma e composição corporal com boa precisão, sistema de notificação avançado e intuitivo, possibilidade de responder e mensages direto nele, fazer ligações pareando com o celular.... Mas não podemos negar que ele possui defeitos consideráveis, como o rastreio de GPS com algumas falhas e conexão ruim, monitoramento de sono duvidoso, bateria que pode deixar a desejar e interface que apresenta alguns travamentos. É importante que a Samsung corrija esses problemas para que o watch5 se torne o melhor Wearable disponível. 

O wacth5 termina com uma média de 8.5, que se traduz para um device BOM 

Vale a pena?  
Olha... se você já tem o Watch4, é melhor optar por ficar com ele, pois não tivemos grandes mudanças em relação a geração anterior, ainda mais no preço atual, que está por volta de R$1300-1900+. E é valido lembrar que estamos a cerca de 3-4 meses de lançamento da linha Watch6 que está prometendo bastante. Talvez ele venha a valer a pena quando o seu preço ficar na casa dos R$800-1300 reais. 

E aproveita já dá uma olhada na loja para os Members, vai que vc encontra o watch5 com um descontão!👀 

Faltou mais alguma coisa ou tem alguma dúvida? Comente! 

18 Comentários
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Sim, mas já vi casos de que usou o celular na piscina e ele pifou... sempre tem esses casos, mas ele tem a certificação.
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Ele demora quanto tempo pra carregar?
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Cerca de 40-50 minutos
0 Kudos
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Nos primeiros dias de uso, onde tá lá aprendendo padrões de uso, ele gasta mais bateria? Bixo tá gastando dms...
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Sim. Ele gasta bem nos primeiros dias, depois vai durando mais.
0 Kudos
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
A duração da bateria tbm vai depender da sua watch face e qual o intervalo entre medições de Bat. Cardíacos. Eu deixo para medir a cada 10min
0 Kudos
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Eu deixo pra medir manualmente só.
0 Kudos
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
E durmo com ele no pulso, deixo ele conectado sempre no celular, não gasta muito o BT, tem durado perto de 1 dia ( carregando quando ele fica em 20%) mas ainda tá aprendendo os padrões de uso, não sei se usar o BT conectado no fone gasta tanto assim por muito tempo...
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Hmm então é melhor esperar mais 1 semana para se adaptar ao seu uso. Eu coloco para ele se desconectar do celular enquanto estou dormindo, mas não desligo o Bluetooth. E usar ele para se conectar diretamente com o fone provavelmente deve consumir mais energia.