Tópico original:

A54 novo com problema de rede wifi

(Tópico criado em: 03-26-2024 10:24 PM)
1025 Exibições
joseph_juniog
Active Level 2
Opções
Galaxy A
Olá,

Estou enfrentando um problema inesperado de desempenho com meu Samsung A54 recém comprado e gostaria de compartilhar minha experiência aqui para buscar ajuda e orientação.

Nos últimos dias, tenho notado que meu dispositivo apresenta uma redução significativa no desempenho da conectividade de internet de forma inesperada. Durante determinados períodos, a velocidade de conexão cai drasticamente, mesmo estando conectado a uma rede Wi-Fi estável e de boa qualidade. Essa diminuição no desempenho ocorre sem aviso prévio e pode durar vários minutos, prejudicando minha experiência de uso.

Realizei diversos testes em meu modem e em outros dispositivos conectados à mesma rede, e não encontrei nenhum problema de conexão. Além disso, reiniciei o celular e verifiquei se há atualizações de software disponíveis, mas o problema persiste.

Já levei o celular à assistência técnica, porém, após 40 minutos de teste, afirmaram não encontrar nenhum problema, pois o defeito não se manifestou durante o período de avaliação.

Para oferecer uma visão mais clara do problema, anexo um vídeo demonstrando exatamente como ocorre a redução súbita no desempenho da conectividade de internet no Samsung A54 durante uma live, nota-se no gráfico uma queda brusca no recebimento e transferência de dados que se prolonga e depois retorna a normalidade depois de um período. 

Agradeço antecipadamente por qualquer orientação ou sugestão para resolver esse problema. Se mais alguém na comunidade estiver enfrentando uma situação semelhante ou tiver alguma ideia de como solucionar esse problema, ficarei muito grato em receber ajuda.

30 Comentários
Bonekita
Beginner Level 2
Galaxy A
O meu A54 novo também apresentou esse problema quando mudei para Vivo. Não sei mais o que fazer.
Members_aHACqxG
Active Level 1
Galaxy A

O meu só deu probelam quando troquei a Fibra da Vivo para TIM. Soube que é um probelma desse celular A54.

0 Kudos
Members_ISHvzFY
Beginner Level 2
Galaxy A

Estou com um a54 com o mesmo problema. Modem da Vivo. Quando faço Hotspot pelo celular, o problema não acontece. Se encontrar alguma solução, volto aqui para compartilhar.

0 Kudos
ROONALDX
Active Level 8
Galaxy A
Fala meu querido, vou retornar o seu comentário por aqui. Meu moldem é da Vivo sim. Já liguei na assistência e chegaram até a trocarem o moldem, mas o problema ainda continua. Não tenho o hábito de utilizar diversas redes wi-fi, mas passei um certo período na casa de meu pai onde o moldem era da Oi, e por incrível que pareça esse problema não aconteceu nenhuma vez. Em outras redes que uso, geralmente estou em trabalho ou ocupado, aí acabo não utilizando muito o celular, por isso não posso opinar com precisão em relação a isso já que não tive a oportunidade de fazer testes da mesma forma que fiz em minha rede wi-fi padrão. O estranho é que esse bug tá acontecendo muito com o A54 em relação ao moldem da vivo. Qualquer outro dispositivo, seja até Samsung, que se conecta ao roteador da vivo não apresenta esse problema. Eu julguei muito ser um bug pós atualização porque não faz nenhum sentido, antes da One UI 6.0 o wi-fi funcionava perfeitamente. Entende onde quero chegar?
ROONALDX
Active Level 8
Galaxy A
Li o comentário do pessoal que comentou em seu post, e eu também já tentei tudo isso que foi mencionado. Aliás, fiz vários post sobre esse mesmo problema. Até hoje nenhum moderador ou a Samsung mesmo se pronunciou sobre o caso. Cheguei a reportar diretamente o problema de conectividade na Samsung, e me responderam como se eu estivesse fora do alcance do wi-fi e por isso estava com problemas, o que não faz sentido. Enfim, até parei de postar sobre porque não vi nenhum resultado até agora, somente pessoas aleatórias falando as mesmas coisas como se eu não tivesse o conhecimento sobre. Lamentável.
joseph_juniog
Active Level 2
Galaxy A
É extremamente lamentável a Samsung ignorar o problema sendo que a várias pessoas relatando a mesma coisa. E nem na assistência técnica da própria Samsung resolveram o bug. Não sei realmente se é de fábrica ou se é a Vivo, apesar de ver outras pessoas reclamando de operadoras diferentes.
99hebert
Active Level 3
Galaxy A
Tenho um Samsung A54 apresentando muita lentidão na rede Wi-Fi. O problema não é da rede pois outros celulares funcionam perfeitamente. Será que pode ser da placa de rede do Samsung A54? Mesmo na rede 5ghz funciona muito lento
joseph_juniog
Active Level 2
Galaxy A
Opa irmão, não sei te dizer qual pode ser o problema, se é de fábrica ou em provedores de internet específicos, mas levei meu celular na assistência e alegaram não haver o problema, pois não acontecia com eles, e a Samsung não responde em relação ao problema especificamente. Sem soluções até hoje. 🫤
99hebert
Active Level 3
Galaxy A
O meu modem é da Tim e o meu Samsung A54 apresenta muita lentidão na rede Wi-Fi. Tenho outros celulares que não apresentam esse problema e
Members_X3k2j17
Beginner Level 3
Galaxy A

Salve, comunidade! 

Eu também estava com este problema. Estava prestes a coringar de vez, mas acredito que tenha encontrado a solução! 

Buscando sobre o tema em inglês (recomendo fazerem isso, abre muuuitas mais possibilidades que em português), vi neste mesmo fórum, só que dos EUA, uma pessoa que conseguiu consertar esta questão, que está relacionada com a versão de segurança do seu modem! É por isso que só alguns, como o da VIVO - que era meu caso - tem falhas.

A configuração "defaut" que é colocada é a  WPA2-PSK. E esta, em específico, não deixava o celular funcionar fluidamente no meu wifi. Mudando esta config para alguma outra (no meu caso, para WPA/WPA2) a internet passou a fluir perfeitamente, e não tive mais este problema! 
Faz pouco tempo. Dois dias apenas. Mas já foi o suficiente pra eu não jogar o celular na parede...

Pra fazer esta alteração, basta entrar nas configurações do roteador, e lá no mesmo lugar que você troca a senha, por exemplo, tem a opção de fazer a alteração de Segurança. (Há muitos vídeos na internet que mostram como chegar até essa parte, então é tranquilo de achar).

Outro detalhe. No meu caso, não consegui configurar a rede 5G, apenas a 2,4G para esta Segurança! Então tem esse limitante, afinal. Mas pra mim está sendo indiferente.

Espero que funcione pra vocês também!