Tópico original:

One UI 5 após uma semana - Galaxy A73

(Tópico criado em: 02-21-2023 10:43 AM)
297 Exibições
Makizo
Expert Level 4
Opções
Galaxy A
Primeiro. As animações agora estão muito mais fluídas. Na One UI 4.1, principalmente ao fechar apps, sempre acontecia de as animações ficarem "arrastadas". Além disso, elas todas eram mais lentas, o que tornava quase impossível voltar a usar 60hz depois de usar 120. Na 5.0 eu consigo usar o aparelho em 60hz sem parecer um J1 Mini com animações travadas.

Segundo: Personalização. Aqui poderia ser a melhor nota da One UI 5 por contada integraçãocom a paleta de cores e novos Papéisde parede, porém, não sei por qual motivo, a Samsung removeu quase todo o efeito blur da barra do painel rápido e isso foi um retrocesso inexplicável, visto que não é um aparelho simples. Ele tem um Snapdragon 778G. Além disso, o efeito também sumiu ao usar tema personalizado no Theme Park. Não sei se é bug ou se a Samsung removeu por vontade própria, mas achei desnecessário, pois na One UI5 eles colocaram que esses efeitos tinham aumentado. 

image
Aqui lado a lado o efeito de desfoque na One UI 4.1 (esquerda) vs One UI 5. Eu não entendi porque remover, ficou parecendo One UI 3.1, mas enfim, tomara que deixem como era pra vir em atualizações futuras.

3: Desempenho e bateria: Quanto ao desempenho, em 3 meses de uso eu nunca cheguei a usar todo o poder máximo de processamento que ele oferece, então tudo parece tão rápido quanto na One UI 4.1, exceto pelas animações que dão impressão de ser um aparelho mais rápido. Na bateria, mesma coisa. Não notei piora, nem melhora, oq mostra que a Samsung fez um bom trabalho no software desse aparelho, e muito obrigado aos desenvolvedores por isso. 

4: Câmeras: Essa foi a coisa que menos impressionou no A73 dps de vir de um M21s. Eu fiz comparativos lado a lado entre eles no início e, na câmera principal, a diferença era irrisória, com o zoom sendo o grande problema dele. Em fotos a partir de 3x o aparelho já não faz um bom pós processamento, e isso não mudou na nova versão. Não que eu esperasse uma qualidade de lente dedicada a telefoto, mas alguma melhoria poderia ser feita. Porém, parece que eles resolveram o problema da foto em 108mp que muitas vezes não processava em 108mp. Com uma simples edição no Lightroom, a foto fica excelente e pode ser recortada sem praticamente nenhuma perda de qualidade, e o arquivo em jpeg é bem editável sem grandes problemas.


image
Messe exemplo, eu tirei uma foto em 108mp e editei no Lightroom (o resultado final ficou 59,88mb, maior que qualquer foto RAW da minha Nikon)


image
Isso me permitiu cortar uma área muito grande da imagem com pouquíssima perda de definição, ficou sensacional.

Eu confesso que isso foi excelente, talvez equivalente a um zoom de 5x. 

Em resumo, essa foi a minha impressão da One UI 5 no A73. Sei que muita gente se decepcionou pois esperava mais coisas, mas eu acredito que essa interface veio para mostrar que a Samsung precisa mais é refinar o sistema que já tem. É uma interface muito completa, e tanta complexidade exige muito esforço para manter tudo funcionando bem. A ideia da Samsung é isso, não adianta fcar trazendo um monte de mudanças visuais e recursos se eles não vem bem otimizados, fora que a maioria dos recursos nem todo mundo usa. E digo mais: A Samsung está no caminho certo, melhorar oq já funciona, corrigir oq não funciona. Torço para mais melhoras na 6.0, como uma atualização do painel rápido. Tem ótimas ideias da comunidade que mantém a característica da One UI ao mesmo tem que aumenta a produtividade dela, espero que a Samsung veja isso. No mais, é só. 

E quem rem um A73, deixe nos comentários seu feedback nesses 7 dias de Android 13.
 
23 Comentários
Gilmaraki
Active Level 6
Galaxy A
A72 chegando ao modo sono de espera! 🙁
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Novamente a Samsung vacilando com o A72, mas talvez os últimos sejam os primeiros. Acredito que quem ainda não recebeu a One UI 5 já vai receber a 5.1 direto
Gabriel_GC
Active Level 6
Galaxy A
Que detalhamento perfeito. Parabéns!
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Valeu!
Galaxy A
Tomara que quando chegar a atualização pro A22 ela esteja perfeita pq como vai ser a última né kkkk pra fechar com chave de ouro
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Kkkkk, tomara que sim, espero que melhorem bastante no A22
Galaxy A
Às únicas coisas que a Samsung pecou no A73, não ter vindo com um Snapdragon série 800 acima e não ter lente telefoto...
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Eu até acho que a Samsung acertou no 778G, ele é tipo um Snapdragon 855 que perde um pouquinho em GPU e ganha em CPU e economia de energia. Mas concordo que, para ser uma alternativa boa mesmo ao S20FE, deveria ter sei lá, um Snapdragon 870. E a câmera telefoto faz muita falta. Pelo menos o software é bom e tem 8gb de RAM, isso faz com que o aparelho possa passar pelo menos mais uns 2 anos sem problemas.
Gilmaraki
Active Level 6
Galaxy A
Eu fiz planos pra pegar o S21 FE, porém, tive que abortar devido ao Exynos que veio nele. Acho que seria um retrocesso pra mim. Vou esperar outra oportunidade, talvez um S23 FE.