Tópico original:

Review completo do Galaxy S23 5G

(Tópico criado em: 06-29-2024 11:40 PM)
762 Exibições
RafaTechOFC
Active Level 8
Opções
Galaxy S

Fala Members! Tudo beleza? Ando meio sumido né? Rsrs...

Eu venho utilizando o Galaxy S23 5G como meu aparelho pessoal durante alguns meses (desde novembro do ano passado) e nesse post venho relatar a minha experiência como usuário, assim como eu costumo fazer com os aparelhos que eu compro. Então vamos conferir como foi minha experiência em cada quesito com esse pequeno notável.

Legenda:
Verde = Ponto Positivo 
Vermelho = Ponto Negativo 
Branco = Ponto Neutro

Design 
O design do Galaxy S23 eu diria que é um quesito neutro, uma vez que traz vantagens e desvantagens. O motivo de crítica seria pelo fato dele ser muito próximo ao visual de outros aparelhos menos premium da empresa, em contrapartida isso é interessante pois chama menos atenção na rua (tornando o aparelho menos visado justamente por não ser tão chamativo. 

Um ponto que acho bacana é a cor Verde Lima da minha unidade que é bem agradável aos olhos e não é uma cor que enjoa rápido, gostei bastante.

image
O S23 em sua cor Verde Lima, exclusiva do site

Acabamento 
Já quanto ao acabamento não há muito o que reclamar, pois o aparelho conta com vidro na parte traseira e alumínio na parte lateral (que é algo que já se espera de um aparelho topo de linha). Não há nenhum indício de material super frágil, passa uma ótima sensação de robustez.

O único ponto que acho importante ressaltar é que caso você seja o tipo de usuário que se aventura em utilizar celulares sem capinha (não é o meu caso), ele conta com uma traseira muito escorregadia e portanto se não tomar cuidado pode acabar caindo da sua mão.

image
Galaxy S23 passa uma sensação premium na mão

Tela
Esse é um ponto muito positivo do aparelho. A tela Dynamic AMOLED 2x com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz garantem uma navegação bem fluida nas transições de aplicativos. Além disso, o brilho de 1750 nits é forte o suficiente para que o conteúdo seja exibido com perfeição sob incidência de forte luz solar

image
A tela desse aparelho oferece qualidade insana

Portabilidade
Tem quem diga que é difícil se acostumar com telas compactas, não foi o meu caso. Para quem já acompanhou meus posts anteriores, sabe que já fui usuário de um Galaxy A52 5G e do Galaxy S21 FE (versão de 8GB de RAM) que contavam com telas de 6.5” e 6.4” respectivamente

Claro que o contato inicial com um compacto acaba sendo de estranheza, porém após uns 2 dias eu já me senti em casa. A pegada e a portabilidade que um aparelho de 6.1” proporcionam caiu como uma luva, e atualmente eu acho bem interessante utilizá-lo para fazer qualquer atividadeAbaixo temos uma foto comparando o tamanho do S23 com meu aparelho anterior a ele, o Galaxy S21 FE.

image
Comparação de tamanho entre o S23 e o S21 FE

Performance
Uma coisa que esse aparelho entrega com maestria é um desempenho digno de um topo de linha. O Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy aliado com 8GB de RAM e 256GB de espaço interno não me deixaram na mão até o momento, ele foi capaz de rodar tudo que precisei sem presenciar engasgos ou travamentos durante a utilização

image
Genshin rodou com perfeição no Galaxy S23, com gráficos no máximo ele pegou média de 60FPS

Também costumo realizar exportações de vídeos em 4K 60FPS pelo capcut para lançar vídeos no canal e ele consegue exportar de forma rápida vídeos que as vezes passam de 30 minutos de duração. Além disso, ele não costuma apresentar aquecimento acima do normal e mesmo quando ele é mais exigido o sistema não começa a dar lags nas animações e transições.

OBS: Não sou do tipo de pessoa que costuma rodar emuladores, então não posso dar minha opinião sobre isso, mas em jogos disponíveis na Play Store ele se saiu muito bem.

Câmeras
A Samsung é uma empresa que costuma oferecer experiência de câmeras acima da média, mesmo em modelos mais modestos. Aqui no Galaxy S23 não é diferente e a empresa apostou todas as suas fichas no conjunto triplo de câmeras que o equipa. Ele consegue trazer um HDR acertado que consegue equilibrar muito bem as áreas claras e escuras, trazendo uma boa quantidade de informação dessas cenas mais desafiadoras sem tornar algo tão artificial.

image
Câmera de 3x de zoom óptico (boa iluminação)

image
Câmera principal de 50MP em 1x (boa iluminação)

image
Câmera principal de 50MP em 1x (boa iluminação)

image
Câmera ultrawide de 12MP em 0.6x (boa iluminação)

image
Câmera frontal de 12MP em boa iluminação 

O modo noturno dele na câmera principal também é ótimo, com bom nível de nitidez sem tentar tornar a foto algo exagerado parecendo estar de dia. As câmeras ultrawide e de zoom por terem uma abertura bem menor, não são tão recomendadas quando as condições de iluminação são mais adversas (mas ainda conseguem trazer um resultado satisfatório).

image
Câmera principal de 50MP em 1x (baixa iluminação)

image

image

Bateria
A bateria do Galaxy S23 possui 3900mAh e pode acabar assustando inicialmente, pois de fato é uma capacidade física pequena. Todavia devido à excelente otimização do processador que equipa este modelo, no MEU estilo de uso ele consegue oferecer autonomia para um dia inteiro de uso (caso seu uso seja mais leve ou moderado).

image
Uso de bateria do Galaxy S23 que tem 3900mAh

A autonomia desse aparelho depende muito do seu estilo de uso. Caso você utilize as câmeras para gravar vídeos por muito tempo, rode jogos pesados ou utiliza o aparelho na maior parte do tempo em dados móveis, ele tende a ser mais gastão. Em todo caso, se você precisa de um smartphone para suprir um estilo mais intenso de uso com mais folga, recomendo o modelo Plus. 

OBS: Já que a autonomia do aparelho varia muito conforme o uso, classifico esse quesito como neutro.

Carregamento
Esse é um quesito que eu sempre bato na tecla que deveria ser melhor. O carregador do Galaxy S23 conta com apenas 25W de potência que fazem ele carregar a bateria em aproximadamente 1 hora. Pode ser suficiente para muita gente, mas na hora da correria e que só tiver 15 minutos pra dar uma carguinha no aparelho, apenas uma pequena parte da porcentagem é recuperada.

image
Carregamento do Galaxy S23 poderia ser melhor

Na minha humilde opinião, já passou da hora da empresa começar a investir em carregamentos mais rápidos ao menos para sua linha S (não precisa ter cento e tantos watts, mas pelo menos uns 65W para carregar o aparelho entre 35 a 40 minutos já seriam muito bem-vindos).

Preço
Podemos dizer sem sombra de dúvidas que esse aparelho virou o novo rei do custo-benefício. O meu S23 de 256GB me saiu pela bagatela de R$3.000 em novembro do ano passado. Talvez meu maior arrependimento foi não ter aguardado um pouco mais o lançamento da variante com 512GB (na época que comprei o meu, ainda não existia essa variante para o modelo base), porém os 256GB ainda me suprem por enquanto. Quem tiver a oportunidade de pegar a versão de 512GB deste modelo pelos ótimos valores que ele tem aparecido, recomendo que aproveitem antes que seja tarde e o aparelho saia de linha. 

Valeu a pena comprar o S23?
Sim! O Galaxy S23 é um aparelho que tem muito potencial para ser "o novo Galaxy S20 FE". Quando disso isso, me refiro ao fato dele entregar um conjunto super completo por um valor que atualmente está mais acessivel para a maioria das pessoas. Tornando-se então o que chamamos de aparelho custo-benefício.

image
O Galaxy S23 5G foi uma excelente aquisição 

Esse flagship compacto sem dúvidas foi um dos mais equilibrados já lançados pela empresa, e há pouquíssimos pontos negativos encontrados nesse smartphone durante esses meses de utilização. É um aparelho que recomendo a compra de olhos fechados, uma compra para não se arrepender no futuro.

Por hoje é só pessoal, espero que esse review em texto tenha ajudado vocês a se decidir na hora de escolher por esse modelo ;)

20 Comentários
AiltonS23
Active Level 10
Galaxy S
Excelente análise, mano. O S23 é, de fato, um smartphone incrível. Ele entrega tudo aquilo que promete. Quem o tem terá um ótimo celular por vários anos (assim espero). Quanto à bateria, não tenho nada a reclamar também. Que a Força esteja com você.
RafaTechOFC
Active Level 8
Galaxy S
Muito obrigado Ailton! Que a força esteja com você, espero que aproveite bastante seu S23 e tudo que esse pequeno notável tem a oferecer 😎👏🏽👏🏽
AiltonS23
Active Level 10
Galaxy S
Valeu meu querido, tmj
Ka1ck
Active Level 3
Galaxy S
Análise precisa, Rafa! Entretanto, após a última atualização eu venho tendo problemas em alguns momentos específicos em relação ao desempenho. Muitas vezes ele limita o FPS na casa dos 50fps e não utiliza a CPU. No mais, ótimo aparelho!
RafaTechOFC
Active Level 8
Galaxy S
Eita rapaz, sério? Caramba...espero que a Samsung possa lançar uma atualização de correção para esse problema 🥲🙏🏼
Ka1ck
Active Level 3
Galaxy S
Fico na esperança. Mas no geral, ele está ótimo! Não é uma coisa que me incomoda porque eu não sou de jogar, só percebi por conta de um teste de jogos que fiz 😄
gerebel
Expert Level 5
Galaxy S
Gostei muito da análise, Rafa. Realmente, o S23 é um espetáculo de celular pelo preço. O ponto que me chama mais atenção (as câmeras), é o ponto mais atraente.
Vânia17
Expert Level 5
Galaxy S
Seu post ficou ótimo Rafa !
Prea
Expert Level 5
Galaxy S
Que post incrível de um bom review de produto, te aconselho a abrir um canal no youtube e roterizar com esse guia.