Tópico original:

Problema no display da TV QLED Q60T 50" por vício oculto

(Tópico criado em: 01-12-2023 11:38 AM)
6412 Exibições
ddavirocha
Beginner Level 2
Opções
TV
Possuo uma TV Samsung QLED 4K Q60A de 50" (QN50Q60AAGXZD), adquirida em agosto de 2021, mais de um ano, a qual terça-feira o seu display simplesmente parou de funcionar adequadamente. Eu estava usando-a pra jogar videogame quando de repente a tela foi tomada por uma mancha preta, como se fosse um líquido escorrendo de cima pra baixo tomando todo o display. Após isso, a TV simplesmente desligou sozinha e começou um loop de liga-desliga (com a tela ainda "manchada") até que ela ligou de forma aparentemente normal, com tela toda acesa, porém com vários riscos horizontais estranhos, e pouco depois tudo se repetiu, a mancha "escorrendo" e o loop liga-desliga. Agora, ontem quando a coloquei na tomada novamente pra ver como se comportava, a tela nem mostra mais nada, a TV liga sozinha com a tela preta e imediatamente desliga, e assim segue repetidamente.

Como já mencionado, adquiri o produto a pouco mais de um ano, ou seja, a garantia oferecida pela Samsung de fábrica já expirou. Logo após o ocorrido, fui pesquisar se haviam relatos de pessoas com problemas similares, e pra minha surpresa encontrei inúmeros casos, principalmente de pessoas se queixando de problemas que assim como no meu caso, se manifestaram justamente logo após a fim da garantia, o que denota aparentemente um vício oculto presente nesse modelo de TV e em modelos similares da marca.

Pelos relatos encontrados na internet, o reparo em autorizadas para o tipo de problema geralmente é avaliado em torno de 50% do valor que paguei no produto, algo entre 1500 e 2000 reais, um valor exorbitante que eu não pretendo desembolsar pelo reparo de um produto ainda novo, o qual não sou responsável pelo vício manifestado, visto que ele não foi submetido a nenhum uso além do doméstico esperado. Por se tratar de vício oculto, não havia possibilidade de detecção do problema antes de ele se manifestar, muito menos buscar solução dentro do prazo de garantia.

Segundo o Art. 23 do CDC, "A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade", não excluindo ainda a hipótese de obsolescência programada, visto a enorme quantidade de queixas encontradas do mesmo produto e de outros similares da fabricante, principalmente as TU8000.

Em virtude disto, espero alguma solução por parte da fabricante, como reparo sem custos, substituição do produto por outro similar – que não são as melhores opções por receio de reincidência –, ou o reembolso do valor pago. Ressaltando que o pedido é devidamente fundamentado na legislação brasileira vigente, sendo evidente a garantia disposta no CDC, e jurisprudências atuais.

Buscando uma solução, ontem entrei em contato com o suporte via chat , expliquei a situação e me encaminharam para uma autorizada. Tentei entrar no mérito da questão de estar fora da garantia e ser um vício muito comum nessas TVs, mas o atendente alegou que era apenas responsável pela triagem e não poderia tratar de mais nada. Hoje pela manhã recebi contato da autorizada solitando informações sobre o problema pra agendar uma visita, enviei os dados, mas até agora não fui respondido, ainda assim já presumo que irão querer cobrar uma taxa apenas pela avaliação, a qual não pretendo desembolsar. Porém não consigo via suporte chegar diretamente no setor que poderia tentar resolver o meu problema. Reclameaqui a Samsung simplesmente despreza, e Consumidor.gov recomenda tentar resolver com a empresa antes, porém já tive problemas com a Samsung antes e sei o quão demoradas são as tratativas.

Enfim, fica registrado este relato. Não sei se os moderadores daqui podem me direcionar diretamente para o setor que pode resolver o meu problema. De qualquer modo, já presumo que a solução será via juizado especial.
32 Comentários
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
TV

Olá, ddavirocha. Enviamos uma mensagem privada, aguardamos o seu retorno.

0 Kudos
giba1one
Active Level 1
TV

Moderadora Aline. Este problema relatado ja se tornou recorrente entre os consumidores de TV Samsung e ate o momento nao se tem um manifesto da empresa na tentativa da resolucao dos erros de projetos encontrados e que ainda nao se encontram sanados mas os produtos continuam a venda.

giba1one
Active Level 1
TV

Bom dia moderadora Aline,

SEgue nova reclamacao junto ao reclameaqui de produto identico ao meu. Voces estao tomando alguma providencia?

Entrei em contato com a assistencia tecnica que vira fazer a visita mas a mesma informa que nao pode realizar o conserto com os custos pagos pela SAMSUNG. Pode verificar isto pra mim?

Defeito de fábrica TV Samsung Smatr TV 50 QLED 4K 50Q60A Modelo Game - Samsung - TV e Eletrodoméstic...

Como trata-se de um defeito oculto, conforme varios relatos de consumidores, espero que tomem as providencias necessarias para o reparo seja realizado, alem do mais breve possivel, de forma a nao trazer custos e onus para quem tem esta TV. Aguardo um retorno seu.

CesarTorrijos
Beginner Level 4
TV

Estou com mesmo modelo de Smart TV QN50Q60AAGXZD e apresenta defeito de linhas horizontais e liga e desliga, entrei em contato com a Samsung e eles não assumem que o defeito é vício oculto, mesmo com inúmeras reclamações na internet, vou ter que pagar pela visita do técnico para comprovar que a TV está com defeito, comprei ela em Setembro/2021.

Uma Smart TV com custo elevado que não dura dois anos, e ainda fazem propaganda de 10 anos de garantia contra defeitos de burn-in.

Ricardo19642
Beginner Level 2
TV

Também estou com os mesmos problemas e uma coincidência comprei a TV em 19/09/2021 , nesse caso esse modelo já saiu de fabrica com esses defeitos e a Samsung não se responsabiliza, se fosse um caso isolado, mais pelo que vi são vários clientes com o mesmo prejuizo, sempre tive TV Philips e nunca me deram dor de cabeça, troquei pela Samsung e me arrependi.

giba1one
Active Level 1
TV

Estou enfrentando problema identico. Sera que se pode criar uma jurisprudencia para isto? Afinal de contas o produto nao custa tao barato assim para conter erros de projetos e inconsistencias imperdoaveis em aparelhos que deveriam ser o primor da tecnologia.

Caso possua algum canal para que possa ingressar com alguma acao juridica para a resolucao do problema, podemos agrupar mais pessoas com as mesmas dificuldades.

giba1one
Active Level 1
TV

bom dia pessoal, SAMSUNG continua sem querer resolver os problemas que ocorrem com as TV que apresentam o vicio oculta de ligar e desligar e querem descaracterizar modelos, mesmo sabendo que isto trata-se de um problema geral. Recebi agora um orcamento, lembrando, sem uma visita tecnica, que tambem queriam cobrar e com um preco tao absurdo que acredito somente trocando por uma outra TV mas para isto acredito que seja preciso entrar com um pedido de reparacao, alem do valor pago pela TV, uma reparacao moral pelo tempo tomado e claro, ficar todo este tempo sem sua TV que, em muitos trata-se de uma diversao. Vamos aguardar o posicionamento da SAMSUNG. Segue o orcamento recebido para que vejam que o absurdo esta aberto.

Orcamento SAMSUNG TV QLED QN50Q60AAGXZD.jpg

Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
TV

Olá, giba1one. Identificamos através da sua ordem de serviço, que houve contato de um dos nossos analistas, referente ao acionamento do canal consumidor.gov.

E no seu caso o reparo será realizado mediante aprovação de orçamento. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa central de atendimento. 

0 Kudos
giba1one
Active Level 1
TV

Boa noite moderadora Aline, acredito estar ocorrendo alguma inconsistencia em sua informacao. Em nenhum momento fui contato por nenhum de vossos analistas, nem atraves da propria SAMSUNG e nem atraves do canal consumidor.gov que nao sei por que esta sendo mencionado aqui. Quanto a execucao do reparo, voce diz que sera realizando mediante aprovacao de orcamento. Se for aprovacao de minha parte, nao poderei faze-lo pois o valor estrapola o preco atual da TV. 

Necessito que seja esclarecido e, o mais urgente, esta questao de contato comigo e tambem uma solucao para este problema que estou enfretando que, conforme eh de conhecimento da SAMNSUNG, mais de 10 mil reclamacoes ja foram efetuadas em todos os canais sobre o problema que ocorre nos televisores da marca, caracterizado como um vicio oculto em que o fabricante tem o conhecimento do problema mas nao o resolve antes de colocar seus produtos a venda. 

O orcamento deve ser aprovado pela SAMSUNG e realizado mediante encaminhamento de equipe tecnica em minha residencia. Caso isto deixe de ser possivel ou possa acontecer, me informem para que adote outras medidas necessarias para a resolucao do problema.